Conhecer os tipos de temperamento permite compreender e aprimorar nosso comportamento
Quais são os 4 temperamentos?
Você já se perguntou por que algumas pessoas são tão calmas e outras tão explosivas? Descubra qual dos 4 temperamentos é o seu e como ele influencia suas ações.
Os temperamentos são características psicológicas que influenciam nosso comportamento natural, emoções e forma de lidar com o mundo. Eles foram descritos pela primeira vez como a teoria dos 4 humores ou fluidos corporais, por Hipócrates, na antiguidade (460 a 370 a.C), e, até hoje, são uma ferramenta útil para entender a nós mesmos, quem amamos e o mundo, por isso, nos ajuda na jornada do autoconhecimento, na educação dos filhos, nas relações de trabalho, entre outros.
Há estudiosos que defendem que possuímos apenas um temperamento e outros, que temos mais de um, porém, um deles é preponderante.
Quando nos conhecemos e aprendemos a dominar os nossos impulsos, passamos a entender o mundo melhor.
Qual a diferença entre temperamento e personalidade?
Temperamento é relacionado à nossa natureza fisiológica, instintiva, portanto, nascemos com um temperamento e ele não muda.
Já a personalidade é o conjunto de padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. Porém, a personalidade é mutável, pois é moldada pelas experiências de vida, cultura familiar e influências de outras pessoas.
Assim, o temperamento é a estrutura e a personalidade, o acabamento. O temperamento é forte e resistente, sendo que suas reações podem nos dominar. Porém, a personalidade pode ser moldada para se sobressair ou neutralizar o temperamento.
Além do temperamento e personalidade, o caráter, a educação que recebemos, valores, crenças e hábitos também interferem no nosso comportamento.
Tipos de temperamento
- Sanguíneo – alegres, comunicativas, sociáveis, prestativos, otimistas e entusiasmados. Se expande para se relacionar e não guarda rancor. Gosta de novidades e diversão. Mesmo que seja tímido, incomoda-se muito caso não possa falar. Tem dificuldade com esforço duro e contínuo. Podem ser impulsivos, superficiais, dispersos, inconstantes e procrastinador;
- Fleumático – calmo, paciente, intuitivo, prudente, sensato, discreto, pacífico, adaptável e equilibrado. Diplomático, prefere evitar conflitos e busca harmonia. Gosta de rotina e estabilidade. Pensa antes de falar e sua intuição fica melhor com o tempo. Depois de muito recuar, pode ser que tenha uma reação desproporcional. Pode ser preguiçoso, passivo, lento, acomodado, procrastinador, influenciável e indeciso;
- Colérico – líder nato, impulsivo, dinâmico, forte, confiante, determinado e magnânimo. Suas emoções são fortes e profundas. Se expande para expor suas ideias. É ótimo para enfrentar desafios com praticidade e gosta de resultados. Não toma decisões para agradar os demais, pois persegue o que acredita. Tem dificuldade em enxergar os problemas em si mesmo e tende a ser orgulhoso. Pode ser impaciente, insensível, intolerante, agressivo, vingativo e arrogante;
- Melancólico – sensível, profundo, metódico, saudosista e analítico, valoriza os detalhes e tem boa memória. Gosta de ordem, rotina, clareza e qualidade. É materialista e retraído, com dificuldade em expressar sentimentos e tomar decisões. Tendência à introspecção, timidez, solidão, depressão, remorso, crítica, pessimismo e perfeccionismo.
Qual é seu temperamento?
Para melhor identificar qual é nosso temperamento, temos que tomar como referência o nosso instinto de infância, nossa essência entre 6 e 12 anos. Ao longo do tempo, nos moldamos por fatores externos e podemos nos afastar das características do temperamento nato.
Para começar, o círculo dos 4 temperamentos facilita o reconhecimento de cada temperamento pelo cruzamento das características dos eixos quente-frio (vertical) e seco-úmido (horizontal).

O eixo vertical corresponde a quanto somos expansivos, reativos e sensíveis às emoções. A facilidade de expor ideias e falar por impulso, isto é, antes de pensar, assim como a reação rápida e facilidade em se emocionar, indicam o hemisfério quente. Já quem é retraído, tem dificuldade em se expressar, assim como não é facilmente afetado pelas emoções e tem reação lenta, pertence ao hemisfério frio.
Por sua vez, o eixo horizontal corresponde ao quanto somos influenciáveis. A capacidade de adaptação, comportamento e pensamento flexíveis, assim como a facilidade em superar emoções correspondem ao hemisfério úmido. O padrão rígido e dificuldade de adaptação de pensamento e comportamento, assim como a profundidade das emoções, pertencem ao hemisfério seco.
Compreender o comportamento
Saber identificar os temperamentos permite compreender a manifestação da natureza que prevalece no comportamento humano, seja em nós mesmos ou nos outros. Saber lidar com o que é natural é um ato de amor.
Embora exista a tendência em classificar e trazer uma justificativa lógica para o comportamento humano, não podemos nos esquecer que cada pessoa é única. A educação, cultura e experiências de vida nos moldam como seres humanos, às vezes mais sensíveis em determinados contextos, outras vezes mais rígidos. Porém, todos somos capazes de ensinar, aprender e aprimorar a nós mesmos e a nossa sociedade. Amadurecer é nosso destino, por isso, veja mais características de cada temperamento.
"Aceita-te, conheça-te e supera-te"
Santo AgostinhoColérico
Representado simbolicamente pelo elemento fogo, o colérico tem emoções fortes,
profundas e que se expandem rapidamente. Sua mente é voltada para a resolução de problemas e consegue enxergá-los com praticidade. Geralmente, são fortes e magnânimos, sendo difícil contê-los. É aquele que empreende, que vai à frente, que transforma e que está sempre buscando fazer o melhor. Além disso, o colérico não costuma tomar decisões para agradar aos outros. Persegue aquilo que acredita, seus objetivos e ideais.
Porém, seu ponto cego é si mesmo. Assim, por essa dificuldade em enxergar os problemas que há
em si mesmo e pela maestria que busca consertar os problemas externos, a pessoa de temperamento colérico tende a ser orgulhosa e arrogante. Seu ponto fraco é ser propenso à ira, insensibilidade e orgulho, e, caso não percorra um caminho de virtude, pode se tornar propenso à vingança. Costuma ter pouco trato com as pessoas e pode ser imprudente e arrogante, por se ver sempre com a razão.
Sanguíneo
Simbolizado pelo elemento ar, excita-se facilmente, mas a emoção se dissipa rápido, tornando-se inconstante. Tende a dar uma resposta imediata, mas rapidamente se dispersa, tendo facilidade para a distração, fala muito e ouve pouco.
Expansivo, ele se expressa com a intenção de se relacionar. Costuma falar antes de pensar, não necessariamente por impulsividade, mas porque é seu jeito de se orientar no mundo. Mas, nem todo sanguíneo falará muito. Alguns podem ter o traço de timidez, que pode dificultar a
identificação do temperamento. O que deve ser preponderante é: o não falar é algo que
incomoda ou não? No geral, sanguíneos tímidos se incomodam profundamente quando não conseguem falar em determinado ambiente.
Fleumático
O elemento água representa o fleumático. Seu tempo de reação é lento, pois se concentram primeiro para depois falar. Assim, é intuitivo, prudente, sensato, paciente, tranquilo, reflexivo e discreto. Aprecia a harmonia e cooperação, por isso, é um ótimo mediador e apaziguador de conflitos.
Assim, a lentidão, a falta de entusiasmo e a tendência de procrastinação podem fazer o fleumático perder muitas oportunidades. Como se adapta facilmente às situações, também pode ser influenciável e passivo. Geralmente, trabalha devagar e perde o foco facilmente. Por guardar muito as coisas para si, tal como o mar, depois de muito recuo, ele volta com toda a força e pode ter uma reação desproporcional à situação, o chamado “efeito tsunami”.
Melancólico
Simbolizado pelo elemento terra, o melancólico se destaca pela sua excelente memória. Se ligada à esperança, é razão de crescimento, porém, se a memória se liga ao pessimismo, pode induzir à depressão. Assim, tende à reflexão e a remoer os acontecimentos passados, reabrindo feridas sem superá-las.
Inteligente e reservado, é muito organizado, metódico, apreciador da ordem e da rotina. Por isso, sofre com a frieza e ingratidão das pessoas e não gosta de mudanças repentinas. Sendo perfeccionista e excessivamente analista, o melancólico tende a ser cético e muito crítico.
Não podemos cair em dois erros comuns:
- Pensar que estamos condenados a uma vida impulsiva e desregrada por um temperamento determinado;
- Pensar ingenuamente que podemos crescer e amadurecer em nossa personalidade sem um conhecimento mínimo e realista do nosso próprio temperamento.
É preciso conhecer aquilo que há de peculiar no temperamento, como as forças e fraquezas, para que possamos tirar proveito do que é positivo e corrigir o que é negativo.Saiba mais
Temperamentos #Autoconhecimento #Psicologia #Comportamento
My husband and i were very joyful Albert could round up his basic research through the precious recommendations he was given using your web pages. It is now and again perplexing just to possibly be offering guidance which often some others have been making money from. And we figure out we have the writer to give thanks to for that. The type of explanations you made, the straightforward website navigation, the relationships you aid to engender – it’s everything astonishing, and it is letting our son and our family do think the subject matter is awesome, which is rather serious. Thank you for the whole thing!
I’ve been browsing online more than three hours today, but I by
no means discovered any interesting article like
yours. It is beautiful worth enough for me. Personally, if all
site owners and bloggers made excellent content material as you probably did, the internet will probably be much more helpful than ever before.
What’s up friends, good post and good arguments commented here, I
am actually enjoying by these.
Can I just say what a comfort to discover a person that truly knows what they’re discussing on the web.
You definitely realize how to bring a problem to light and make it important.
More people really need to check this out and understand this side of your
story. I was surprised you’re not more popular given that you certainly have the gift.
Hey there just wanted to give yyou a quick heads up.
The text in your post seem to be running off the screen in Safari.
I’m not sure if this is a format issje or something to do with browser compatibility but I
thought I’d post to let you know. The design and style look great though!
Hope you get the problem fixed soon. Kudos
This post will help the internet people for creating new webpage or
even a blog from start to end.
I have read so many posts on the topic of the blogger lovers however this paragraph is genuinely
a good article, keep it up.
Hello mates, how is all, and what you desire to say about this
paragraph, in my view its truly amazing designed for me.
My brother recommended I would possibly like this
blog. He used to be entirely right. This publish actually made my
day. You cann’t imagine just how so much time I had
spent for this information! Thank you!