
Skincare cuida da saúde da pele
O que nos faz olhar para alguém e dizer que essa pessoa é bonita? São os sinais evidentes de saúde e bem estar, depois vem as outras características. Por esse e todos os outros motivos, é fundamental manter uma rotina de cuidados com nossa saúde, podendo começar com a alimentação, sono, beber água suficiente e cuidar do maior órgão do nosso corpo: a pele. Assim, a skincare é uma rotina de cuidados com a saúde da pele.
Você sabia que cuidar da pele vai muito além de lavar o rosto?
O que é skincare?
Skincare é a rotina de cuidados com a pele, que tem como objetivo manter a pele saudável, limpa, hidratada e protegida, prevenindo problemas como acne, ressecamento, manchas e envelhecimento precoce. Uma boa rotina de skincare pode ser adaptada às necessidades de cada tipo de pele (oleosa, seca, mista, sensível, etc.), mas geralmente segue alguns passos básicos.
Skincare é mais do que uma rotina de beleza. É um momento de autocuidado que reflete no bem-estar da pele e na autoconfiança.
A beleza e a saúde da pele
Afinal, o que é beleza? A experiência da beleza é emocional. Portanto, a beleza é sentida, não é calculada e nem tem lógica, por isso, não deve ser padronizada. A lógica matemática de proporções que é utilizada para harmonização facial não é o melhor critério para beleza. Percebemos a beleza pelos nossos sentidos: visual, auditivo, olfativo e tátil. Os sentidos despertam emoções que se misturam no cérebro e afetam nossa percepção individual de beleza.
A beleza está nos olhos de quem vê
Atratividade é diferente de beleza. É o que desperta nossa atenção, como sinais de saúde, juventude e dimorfismo sexual, isto é, o que nos diferencia entre indivíduos de sexos diferentes na mesma espécie. A pele saudável é atrativa para o cérebro humano. Manchas, lesões, textura não são sinais de pele saudável.
Porém, antes de qualquer skincare, cuidar do sono, beber bastante água, ter uma boa dieta e praticar exercício físico são preponderantes para uma pele saudável e bonita.
O sono suficiente e de boa qualidade é fundamental para o funcionamento do nosso organismo e tem reflexos na nossa aparência. Alimentos com betacaroteno e vitamina A, por exemplo, beneficiam a saúde da pele, trazendo uma pigmentação levemente alaranjada, que é intuitivo de saúde. Exercício físico também melhora a circulação, deixando a pele mais corada e atrativa.
Na skincare, os produtos agem na camada superficial da pele, a epiderme, e dificilmente alcança a derme, mais profunda. Temos ainda o manto hidrolipídico, que faz a proteção de toda nossa pele, sendo necessário repor e equilibrar o óleo e água desse manto. Com a idade, a conexão de vasos entre a derme e epiderme fica prejudicada, por isso a nutrição e hidratação externas passa a ser ainda mais importante. O envelhecimento é justamente a perda de água e de gordura das camadas da pele.

Como fazer a skincare?
Os passos essenciais de uma rotina de skincare eficaz são:
1. Limpeza: o primeiro passo é limpar a pele para remover sujeira, poluição, maquiagem e excesso de oleosidade. Use um demaquilante e na sequência, um sabonete ou gel de limpeza indicado para o seu tipo de pele. A limpeza deve ser suave, feita pela manhã e à noite. Isso prepara sua pele para os próximos passos e ajuda a evitar obstrução dos poros. Não lavar em excesso ou usar sabonete agressivo para evitar a retirada da barreira de proteção da pele;
2. Tonificação: o tônico ajuda a equilibrar o pH da pele, remover resíduos que o sabonete não retirou e preparar a pele para absorver melhor os produtos seguintes. Pode ser dispensado em peles mais sensíveis, dependendo do tipo de produto;
3. Hidratação: todos os tipos de pele precisam de hidratação, inclusive a pele oleosa. Escolha um hidratante apropriado para o seu tipo de pele. Peles oleosas podem preferir fórmulas mais leves, como géis ou loções, enquanto peles secas precisam de cremes mais densos. A hidratação pode ocorrer por: i) oclusão (forma um filme impermeável na pele, como óleos e vaselina); ii) umectação (aumenta a absorção de água, como glicerina, pantenol, ácido hialurônico; iii) hidratação ativa (como emulsões, ácido hialurônico de baixo peso molecular, ureia); extra (antioxidantes, vitaminas);
4. Proteção Solar: esse é um dos passos mais importantes, pois previne o envelhecimento e várias doenças, sendo que no Brasil somos sujeitos à radiação solar intensa. Além de ser responsável por cerca de 85% dos sinais de envelhecimento, a radiação solar provoca danos genéticos que podem causar, por exemplo, câncer. Portanto, o protetor solar deve ser aplicado todos os dias, mesmo em dias nublados, para proteger a pele dos danos causados pelos raios UV. O fator de proteção solar (FPS) recomendado varia, mas 30 é o mínimo indicado para uso diário. Associar antioxidantes, como a vitamina C, contribui para a proteção solar. Não esquecer de aplicar nas pálpebras, pescoço, colo, orelhas e dorso das mãos.
Cuidados extras com a pele
Além dos passos essenciais, algumas pessoas incluem tratamentos específicos na rotina, de acordo com as necessidades da pele:
• Esfoliação: feita de 1 a 2 vezes por semana, a esfoliação remove células mortas e promove a renovação celular. Evite esfoliar demais para não irritar a pele;
• Máscaras faciais: hidratantes, purificantes ou calmantes podem ser usadas semanalmente para complementar o cuidado com a pele;
• Séruns: são produtos concentrados que tratam problemas específicos, como manchas, linhas finas, acne ou textura irregular. Exemplos incluem vitamina C (para iluminar a pele), ácido hialurônico (para hidratação), retinol (para combater o envelhecimento) e ácido salicílico (para controlar acne);
• Tratamentos Noturnos: à noite, você pode usar produtos mais potentes, como ácidos (glicólico, retinóico) ou clareadores, que ajudam na renovação celular e na correção de manchas.
Ordem de Aplicação:
• Manhã: Limpeza > Tônico > Sérum (se usar) > Hidratante > Protetor Solar.
• Noite: Limpeza > Tônico > Sérum ou Tratamento (como ácidos) > Hidratante.
Os retinóides são derivados da vitamina A, sendo os ativos mais comuns anti envelhecimento, pois colaboram com a conexão entre derme e epiderme, além de aumentar a produção de colágeno. Os principais tipos são: ácido retinóico, pamitato de retinol, isotretinoína, retinaldeído, adapaleno e ácido retinóico, sendo encontrados em versões em gel, séruns, cremes e loções. Cada tipo de retinóide possui uma concentração e potência específicas, sendo recomendado o uso sob orientação de um dermatologista para evitar possíveis efeitos colaterais.
Manter uma rotina de skincare consistente e com acompanhamento de dermatologista é essencial para alcançar resultados visíveis e melhorar a saúde da pele ao longo do tempo.
Minha melhor versão de skincare
Minha pele é oleosa e moro em local quente e úmido. Procuro ir a cada seis meses no dermatologista.
Lavo o rosto com gel de limpeza da La Roche Posey, Effaclar Gel Alta Tolerância, que reduz a oleosidade e o brilho, para pele sensível.
Recentemente, descobri o Foreo, um dispositivo com pulsação iônica para limpeza e massagem da pele. Uso o Foreo Luna 3, de manhã e à noite. Confesso que ele superou minhas expectativas, pois transformou minha rotina de skincare. Funciona como um polimento da pele e é muito relaxante. A proposta dele é também melhorar a absorção dos produtos de tratamento.
Após a limpeza, aplico protetor solar Anthelios Airlicium, FPS 80, toque seco, da La Roche-Posey, que controla a oleosidade enquanto protege do sol. Há noite, aplico Cerave loção hidratante ou fórmula prescrita pela minha dermatologista.
Uma vez por semana, no domingo, faço meu dia de Spa. Aplico no rosto, pescoço e colo algum óleo vegetal puro, como rosa mosqueta, melaleuca ou girassol, depois cubro com a pastinha de argila branca ou rosa hidratada. Deixo agir por 15 minutos, borrifando água micelar para manter a hidratação, para que a argila não seque na pele. Depois, lavo massageando bem. Funciona como esfoliação e hidratação. A pele fica iluminada e muito macia.
No corpo, uso sabonete hidratante no banho e passo Bio Oil ou Cetaphil creme hidratante com a pele ainda úmida.
A melhor versão delas
Conclusão
Skincare cuida da saúde da pele. Uma rotina de skincare eficaz não precisa ser complicada. O importante é entender seu tipo de pele e usar os produtos certos de forma consistente. Cuide de você, e sua pele vai refletir isso com saúde e brilho!
Beleza e atratividade podem ser complementares mas são coisas diferentes. Enquanto beleza é subjetiva, a atratividade é mais objetiva, porém, não totalmente. A atratividade está relacionada a sinais de saúde, juventude e gênero.
A maioria dos cuidados estéticos servem para nos deixar mais atraentes, não bonitos. Por isso, devemos focar naquilo que podemos controlar.
Qual é o seu passo favorito da rotina de skincare? Conte nos comentários.