Técnica de Pareto e a produtividade

Como a Técnica de Pareto pode transformar nossa produtividade?

Você já ouviu falar sobre a Técnica de Pareto? Esse princípio, também conhecido como a “Regra 80/20”, pode ajudar a ser mais produtivo ao focar nas atividades que realmente importam.

O que é a Técnica de Pareto?

A Técnica de Pareto tem origem no trabalho do economista italiano Vilfredo Pareto, que observou que 80% das terras na Itália pertenciam a 20% da população. Essa ideia foi expandida e hoje é aplicada em diversas áreas, sugerindo que em muitos casos, 80% dos resultados vêm de apenas 20% dos esforços.

Por que usar a Técnica de Pareto?

Na prática, a Técnica de Pareto nos ajuda a identificar as atividades que trazem maior retorno e eliminar ou delegar tarefas menos significativas. Isso é ideal para quem quer otimizar o tempo e alcançar metas com mais eficiência.

4 passos para aplicar a Técnica de Pareto

1.  Identifique seus objetivos: antes de tudo, tenha clareza sobre o que você quer alcançar. Isso pode ser um projeto, meta pessoal ou profissional.

2.  Liste suas atividades: escreva todas as tarefas e atividades relacionadas ao seu objetivo. Inclua tudo, desde pequenas ações até tarefas mais complexas.

3.  Classifique o impacto de cada tarefa: pergunte-se: “Quais dessas tarefas terão o maior impacto nos meus resultados?” Identifique os 20% das atividades que trazem 80% dos resultados.

4.  Foque nas atividades mais importantes: concentre-se em realizar bem as tarefas identificadas como prioritárias. Com o tempo, você perceberá que está avançando mais rápido e com menos esforço.

Dicas para potencializar a produtividade com a Técnica de Pareto

•   Revise suas prioridades regularmente: à medida que seu trabalho avança, novas tarefas importantes podem surgir. Use a Técnica de Pareto de forma contínua para adaptar suas prioridades.
•   Delegue ou elimine tarefas com baixo impacto: se possível, repasse atividades de menor importância ou, se não forem essenciais, elimine-as.

Minha melhor versão da Técnica de Pareto

Utilizo os princípios de Pareto de várias maneiras. Para executar um projeto que envolve vários custos, listo de forma decrescente os valores para identificar os serviços que envolvem 80% dos custos totais. Assim, sei quais os itens que terão prioridade no acompanhamento. Essa prática também é conhecida como Curva ABC.

Outra aplicação da Técnica de Pareto, listo as tarefas no Bullet Journal e priorizo a execução das mais importantes, isto é, as que têm maior impacto. Faço as revisões periódicas, que são diária, semanal, mensal e anual, utilizando princípios do Método GTD. Tais revisões permitem identificar a relação entre as tarefas e quais devem ser priorizadas por mim ou delegadas.

Conclusão

A Técnica de Pareto é uma ferramenta poderosa para quem deseja otimizar o tempo e alcançar resultados mais expressivos. Lembre-se: nem todas as tarefas têm o mesmo valor. Ao focar no que realmente importa, você potencializa seu crescimento e produtividade.

Já utiliza esse princípio? Deixe nos comentários.

2 comentários em “Técnica de Pareto e a produtividade”

Deixe um comentário